Parametros Bioquimicos - Farmácia Fontes

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Serviços
TESTES DE PARAMETROS BIOQUIMICOS

Realizamos os seguintes testes:

  • COLESTROL TOTAL

- Os Lípidos (gorduras) são substâncias que têm funções muito importantes no organismo, e são constituídos por ácidos gordos, colesterol e triglicéridos.
    O colesterol é uma substância fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. No entanto quando se encontra em excesso pode provocar algumas  doenças cardíacas.
     Existem vários tipos de colesterol, o colesterol “bom” e o colesterol “mau”.
    O colesterol da alimentação vem essencialmente da carne, peixe, gema do ovo e das gorduras alimentares.
- Após a Menopausa, a mulher vê os seus valores de colesterol aumentarem, sendo necessário um controlo mais apertado.
 
  • Valores de referência: <200 mg/dl

    Terapêutica não farmacológica
    - Controlo dos factores de risco:
    o Tensão arterial (preferencialmente < 140 – 90mmHg)
    o Colesterol total (< 200mg/dl)
    o Mudanças no estilo de vida (exercício físico)
    o Mulheres com a menopausa
    o Hábitos alimentares (diminuição do consumo de gorduras)

  • HDL ( Colestrol bom )

- O colesterol HDL, chamado de "bom colesterol", é o colesterol transportado pelas lipoproteínas HDL, capaz de remover o colesterol depositado nas artérias e levá-lo de volta para o fígado para ser metabolizado e eliminado, ajudando assim a prevenir doenças cardiovasculares.
HDL é a sigla inglesa de High Density Lipoproteins, que significa Lipoproteínas de Alta Densidade. As lipoproteínas são necessárias para transportar o colesterol pela corrente sanguínea, uma vez que o colesterol é um tipo de gordura e não se mistura com o meio aquoso sanguíneo.
O colesterol é um tipo de gordura que desempenha um importante papel no funcionamento adequado do organismo, sendo necessário na produção das membranas celulares e de determinados hormônios.

  • TRIGLICÉRIDOS

- Os trigliceridos são um tipo de gordura que circula no sangue.
Os triglicéridos são produzidos pelo organismo (fígado) ou adquiridos do que ingerimos. As calorias que não são utilizadas pelo organismo convertem-se em trigliceridos e são armazenadas, como reserva energética nas situações de jejum.  Quando há excesso de consumo calórico o organismo armazena mais do que consome, havendo assim um aumento do nível de trigliceridos (hipertrigliceridémia):
 
 • A hipertrigliceridémia provêm de:
- diabetes
- obesidade
- hipotiroidismo
- doença renal
- consumo elevado de álcool.
 • Podem causar:
- Doenças coronárias
- Pancreatites
   
     Valores de referência: < 150mg/dl

  • GLICEMIA

- É a concentração de glicose no sangue ou mais precisamente no plasma.
O nosso corpo transforma alguns dos hidratos de carbono ingeridos em glicose e a glicemia é o nível de glicose presente no nosso sangue.

- Mede-se a Glicémia em jejum através de um teste que recorre a uma gota de      sangue.
Pode-se medir também os diabetes após a refeição “ pós pandreal” no      entanto é recomendado que seja realizado em jejum.
 • Valores de referência
- Normal: Abaixo de 110 mg/dL

Os valores da glicémia não podem variar muito ( nem uma elevada diminuição      nem aumento ), pois pode levar a hipo ou hiperglicémia, originando      consequências graves.
A hiperglicémia, também conhecida por diabetes tem como principais causas      factores endocrinos, hereditários, estilo de vida e ainda a alimentação.

  • HEMOGLOBINA

A hemoglobina é uma proteína presente nos eritrócitos (hemácias), constituindo aproximadamente 35% de seu peso. É um pigmento presente no sangue responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo.

  • Funções:
Além de transportar oxigênio, a hemoglobina também participa do processo de transporte de nutrientes a todas as células do corpo, processo este, no qual o sangue leva os nutrientes e recolhe as substâncias secretadas pelas células, conduzindo-as, posteriormente, para fora do organismo.
Para se combinarem com o oxigênio, os eritrócitos precisam contê-lo em quantidade suficiente, e, isto, depende dos níveis de ferro presentes no organismo. A deficiência de ferro no organismo leva a um quadro conhecido como anemia.

A hemoglobina é capaz de transportar oxigênio numa quantidade superior a vinte vezes seu volume. Entretanto, quando se une ao monóxido de carbono, ela perde sua capacidade de combinar-se com o oxigênio, o que implicará na perda de sua função e, conseqüentemente, em possíveis danos ao organismo.
O tempo médio de vida dos glóbulos vermelhos é de aproximadamente 120 dias, após este período, eles se degeneram no baço ou no sistema circulatório , contudo, o ferro se reintegra nos novos eritrócitos (glóbulos vermelhos) que se formam na medula óssea.

  • ÁCIDO ÚRICO

O ácido úrico é o produto final da decomposição do ácido nucleico nas células do corpo. Uma pequena quantidade de ácido úrico é também produzida pela digestão de alimentos ricos em ácidos nucleicos, como as miudezas e vísceras. Grande parte do ácido úrico produzido no organismo é transportada pelo sangue até aos rins, os quais o eliminam através da urina. Os rins de uma pessoa saudável mantêm os níveis de ácido úrico no sangue dentro de limites aceitáveis.

  • Aumento do Ácido Úrico (Hiperuricemia)
- Indivíduos com esta doença têm dificuldade em eliminar o ácido úrico, produto final do metabolismo das purinas, pelos rins;
Geralmente desenvolvem gota, doença caracterizada por artrite, com dores e rigidez nas articulações, edema (inchaço), calor e rubor, particularmente no dedo grande do pé.
Os níveis muito altos de ácido úrico na urina levam à formação de cálculos renais. Alimentação Adequada A alimentação é um dos aspectos importantes no tratamento da hiperuricemia. As pessoas que sofrem deste problema devem evitar consumir alimentos muito ricos em purinas, na medida em que estas contribuem para o aumento do ácido úrico no sangue.

  • Alimentos Permitidos
- Todas as frutas e sumos de frutas;
- Massa, arroz, batata;
- Óleos vegetais, em quantidade moderada;
- Pães integrais;
- Ovos.

  • Alimentos Pouco Recomendados
- Carne de vaca e de novilho;
- Aves (frango, pato, perú);
- Coelho e carne de borrego;
- Alguns mariscos e crustáceos.

  • Alimentos Proibidos
- Sardinha, bacalhau, salmão, camarão, lagosta, atum;
- Miudezas e vísceras (fígado, rins, moelas, etc.);
- Côco, noz, castanha, amêndoa, amendoim, avelã;
- Feijão, grão-de-bico, ervilha, trigo, lentilha, anchovas;
- Todos os tipos de grãos e sementes;
- Carne de porco, toucinho, presunto e enchidos.

  • Conselhos
- A melhor técnica culinária a utilizar nos alimentos com teor moderado de purinas é cozer em água, uma vez que, a carne, o peixe e os legumes cozidos perdem grande parte das suas purinas na fervura;
- Deve seguir rigorosamente as indicações do seu médico e informá-lo acerca de todos os medicamentos ou vitaminas que tome;
- Ter uma dieta equilibrada e não muito rica em purinas;
- Beber muita água;
- Praticar exercício físico regularmente;
- Evitar o excesso de peso.

  • GLICEMIA

- É a concentração de glicose no sangue ou mais precisamente no plasma.
O nosso corpo transforma alguns dos hidratos de carbono ingeridos em glicose e a glicemia é o nível de glicose presente no nosso sangue.
- Mede-se a Glicémia em jejum através de um teste que recorre a uma gota de sangue.
Pode-se medir também os diabetes após a refeição “ pós pandreal” no entanto é recomendado que seja realizado em jejum.

 • Valores de referência
- Normal: Abaixo de 110 mg/dL

Os valores da glicémia não podem variar muito ( nem uma elevada diminuição nem aumento ), pois pode levar a hipo ou hiperglicémia, originando consequências graves.
A hiperglicémia, também conhecida por diabetes tem como principais causas factores endocrinos, hereditários, estilo de vida e ainda a alimentação.

  • URINA

- Leucócitos; Cetonas; Nitritos; Urobilinogénio; Bilirrubina; Proteínas; Glucose; Sangue; PH; Ácido Ascórbico
    






FARMÁCIA FONTES
Segunda a Sexta - 08:30h às 21:00h
Sábados, Domingos e Feriados - 09:00h às 20.00h
HORÁRIOS
FARMÁCIA DO POSTO
Segunda a Sexta - 09:00h às 13:00h
                         - 15:00h às 19:00h
FARMÁCIA MONTEIRO TELHADA
Segunda a Sexta - 09:00h às 13:00h
                        - 15:00h às 19:00h
Sábados             - 09:00h às 13:30h
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal